Curso Online de Aprimoramento
Terapias em Oncologia Pediátrica
Prepare-se para atender pacientes com câncer com segurança e qualidade
Sobre o Curso
O tratamento do câncer infantil é uma história de esperança e sucesso, que está em constante avanço. Atualmente são cerca de 12 mil novos casos por ano de câncer pediátrico no Brasil, com índices de sobrevida de até 70% dos casos.
Por isso, é importante que o profissional se aprofunde cada vez mais no tema e esteja atualizado sobre os avanços tecnológicos do tratamento oncológico pediátrico.
O curso Terapias em Oncologia Pediátrica traz os conceitos, teorias e práticas acerca deste tema, transformando o olhar do profissional da saúde, destacando as peculiaridades dessa especialidade, pautados em valores humanos, reconhecendo sua atuação e favorecendo a ascensão em sua carreira.
Prepare-se para aprofundar-se nos principais temas dos Terapias em Oncologia Pediátrica e garantir a melhor atuação no cuidado a seus pacientes.
Cláudio Galvão de Castro Jr.
Professor Coordenador
DIFERENCIAIS ONCO ENSINO
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Vagas exclusivas a profissionais do SUS
Inscrição gratuita para colaboradores de instituições
da Rede Onco Ensino, sujeito a aprovação.
Inscrições abertas de 05.08 à 01.09
Início das turmas 12.09
Inscrição gratuita para colaboradores de instituições
da Rede Onco Ensino, sujeito a aprovação.
Inscrições abertas de 05.08 à 01.09
Início das turmas 12.09
Um time de especialistas unidos para transformar o seu olhar para a Oncologia e aprimorar suas habilidades para o atendimento ao paciente com câncer.
COM QUEM VOCÊ VAI APRENDER

Cláudio Galvão de Castro Jr.
Hematologista, oncologista pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE.

Joaquim Caetano de Aguirre Neto
Vice coordenador do Grupo Brasileiro de Tumores Renais.

Andréa M. Cappellano
Oncologista pediátrica do Grupo de Apoio à Criança e Adolescente com Câncer em São Paulo / GRAACC – IOP – UNIFESP.

Neviçolino Pereira de Carvalho Filho
Oncologista pediátrico. Mestre em Ciências da Saúde – área de oncologia.

Sidnei Epelman
Presidente da TUCCA – Associação para crianças e adolescentes com Câncer. Diretor do serviço de oncologia pediátrica do Hospital Santa Marcelina em São Paulo.

Elvis Terci Valera
Oncologista, hematologista pediátrico e livre docente pela Universidade de São Paulo. Médico assistente em oncologia pediátrica no HC Criança – USP Ribeirão Preto.

Fabrízio Motta
Infectologista pediátrico. Supervisor médico do Controle de Infecção e Infectologia Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Marcelo Milone da Silva
Médico oncologista pediatra. Responsável pelo Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital CTFM/GACC em São José dos Campos, São Paulo.

Fabianne Carlesse
Professora adjunta da universidade Federal de São Paulo. Médica infectologista e chefe do SCIH – IOP-GRAACC – UNIFESP.

Monica Cypriano
Diretora clínica do grupo de Apoio à Criança e Adolescente com Câncer/GRAACC – Instituto de Oncologia Pediátrica / IOP.
Os melhores profissionais unidos para te ensinar de forma rápida sem enrolação
Aulas elaboradas cuidadosamente para valorizar o seu tempo
Inscrição gratuita para colaboradores de instituições da Rede Onco Ensino, sujeito a aprovação.
DIFERENCIAIS ONCO ENSINO
O melhor curso de aprimoramento para profissionais da saúde atuarem em oncologia.

Com selo de apoio educacional do IIEP Albert Einstein
O Instituto de Ensino Albert Einstein, contribuiu na metodologia e compartilhou sua expertise para a melhor experiência EAD, garantindo credibilidade e prestígio à sua próxima conquista profissional.

Todo conteúdo do curso para consulta rápida
Acesse rapidamente o assunto que deseja relembrar ou revisar. Mesmo que o período do curso tenha se encerrado, você terá todas as informações do treinamento cuidadosamente diagramadas e ilustradas em um PDF.

DEDIQUE-SE CONFORME SUA DISPONIBILIDADE
Inicie e retome as aulas a qualquer momento, usando computador, tablet ou celular. Você pode concluir o curso rapidamente ou avançar aos poucos, já que terá 12 meses de acesso à todo material.

Tire sua dúvida direto com a coordenadora do curso
A segurança de consultar um ultra especialista e resolver suas dúvidas com precisão.
Para falar com o tutor, basta acioná-lo direto na plataforma. Sua resposta virá certeira em até 48 horas.
Avance em seu curso a qualquer momento
Estude no seu tempo de onde estiver
Inscrição gratuita para colaboradores de instituições da Rede Onco Ensino, sujeito a aprovação.
Mais de 650 profissionais da saúde já foram certificadas no curso Terapias em Oncologia Pediátrica.
O que dizem os alunos
Veja agora o resultado de pesquisas de satisfação extraídas diretamente da plataforma:

92%
dos alunos consideram o conteúdo do curso aplicável em seu cotidiano profissional.

100%
dos alunos respondentes se declaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso.
A melhor experiência de aprendizado remoto em saúde segundo os próprios alunos
Entre para o grupo de alunos satisfeitos
Inscrição gratuita para colaboradores de instituições da Rede Onco Ensino, sujeito a aprovação.
Programa do curso
Elaborado por profissionais experientes com vivência no serviço oncológico
AULA 01
Qual a diferença entre o câncer de adulto e infantil?
A epidemiologia descritiva do câncer pediátrico no Brasil e no mundo.
AULA 02
Quais são os fatores que predispõem ao aparecimento do câncer pediátrico?
As principais causas do câncer infantil.
AULA 03
O que é Leucemia Linfóide Aguda?
O que pode predispor a doença, diagnóstico e formas de tratamentos atuais.
AULA 04
O que é Leucemia Mielóide Aguda?
Os sinais e sintomas da doença, como determinar os exames para diagnóstico e seguimento, as formas de tratamento e como orientar o paciente e seus familiares.
AULA 05
O que é Linfoma de Hodgkin?
Como conseguir reconhecer se uma criança ou adolescente pode ser portadora de um Linfoma de Hodgkin.
AULA 06
Quais são os tipos de Linfomas não Hodgkin?
Linfomas mais comuns em crianças e adolescentes, e suas formas de tratamentos.
AULA 07
O que é Tumor de Wilms?
Como fazer o diagnóstico e quais os fatores prognósticos para o melhor tratamento da criança portadora de Tumor de Wilms.
AULA 08
O que é Neuroblastoma?
A utilização do transplante e da imunoterapia pós-transplante no manejo da doença.
AULA 09
Como proceder diante da suspeita de um Rabdomiossarcoma em crianças e adolescentes?
Como identificação os principais fatores prognósticos que norteiam o tratamento do Rabdomiossarcoma.
AULA 10
Qual o grande desafio no tratamento do retinoblastoma?
Como identificar as modalidades de tratamento disponíveis para o manejo do paciente com diagnóstico de retinoblastoma.
AULA 11
O que é Hepatoblastoma?
Como identificar os sinais e sintomas para suspeição de Hepatoblastoma, e quais são os exames iniciais para investigação diagnóstica.
AULA 12
O que são tumores de células germinativas?
As localizações possíveis para ocorrência dos tumores de células germinativas e os medicamentos usados para o tratamento da doença.
AULA 13
O que são as doenças chamadas histiocitoses?
Quando suspeitar e como investigar a histiocitose de Langerhans. Como é feita a classificação das histiocitoses.
AULA 14
Como fazer o diagnóstico das mielodisplasias na infância?
Nova visão do diagnóstico das mielodisplasias na infância e as síndromes associadas.
AULA 15
Quais são as Infecções no Imunossuprimido?
Os conceitos, desafios de cada uma das infecções.
AULA 16
Quais são os princípios do transplante de medula óssea em pacientes pediátricos?
Os tipos de transplantes, os tipos de doadores e as fontes de células-tronco hematológicas.
AULA 17
Quais são os efeitos tardios do tratamento antineoplásico em pacientes oncológicos pediátricos?
Como identificar o aparecimento de sinais de alterações clínicas potencialmente associados a estes efeitos.
AULA 18
Quando iniciar a vacinação em pacientes onco-pediátricos pós tratamento e pós transplante?
Como fazer a avaliação vacinal de contactantes e quais as contraindicações para vacinação.
AULA 19
O que é medicina de precisão em oncologia pediátrica?
Conceitos básicos de genética para o entendimento do câncer infantil e como suporte às terapias-alvo moleculares.
AULA 20
O que é Meduloblastoma?
Epidemiologia e marcadores prognósticos da doença.
AULA 21
Como diagnosticar os Gliomas Baixo Grau?
As principais alterações moleculares e os tratamentos sugeridos para a doença.
Garanta seu acesso aos temas mais relevantes
Para você iniciar ou se aprimorar no atendimento ao paciente com câncer. Faça já sua matrícula.
Inscrição gratuita para colaboradores de instituições da Rede Onco Ensino, sujeito a aprovação.
CONHEÇA A INCRÍVEL REDE ONCO ENSINO

O Onco ensino é um projeto da ABRALE criado para melhorar o atendimento a pessoa com câncer por meio da educação.
Desde 2016, com apoio do Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e PRONON/MS foram produzidos uma série de cursos voltados exclusivamente à profissionais da saúde com foco no atendimento oncológico, nos quais já foram emitidas mais de 35 mil certificações.
Os cursos são disponibilizados a hospitais com serviço oncológico em todo Brasil, apoiando seus departamentos de educação no aprimoramento profissional de seus colaboradores. Aos hospitais do SUS que fazem parte da REDE Onco Ensino formada por 180 hospitais conveniados, os cursos são disponibilizados gratuitamente.
HOSPITAIS CONVENIADOS:
APOIO CIENTÍFICO E EDUCACIONAL

























