Onco Ensino apresenta série de cursos sobre Oncologia Pediátrica
A Oncologia Pediátrica ainda é um assunto pouco abordado em cursos relacionados a saúde. Porém, o câncer ainda é a maior causa de mortes entre crianças e adolescentes no Brasil. Por isso, é fundamental que a equipe multisciplinar de profissionais da saúde compreenda as peculiaridades do tratamento pediátrico, para proporcionar um tratamento de qualidade ao paciente e sua família.
Assim, para que os profissionais interessados em se aperfeiçoar no tratamento pediátrico, o projeto Onco Ensino vem lançando diversos cursos sobre o tema, que trazem as diferentes modalidades de uma equipe multiprofissional.
Enfermagem em Oncologia Pediátrica
Direcionado aos profissionais da enfermagem, estudantes, técnicos e auxiliares da área, no curso o aluno conhece o papel fundamental do enfermeiro diante das necessidades do paciente oncológico.
O profissional também aprende sobre a epidemiologia do câncer infanto-juvenil no Brasil e mundo, os principais tumores que acometem pacientes de 0 a 19 anos e como apresentar recursos diagnósticos e terapêuticos para os tipos diferentes de câncer.
Nutrição em Oncologia Pediátrica
Um dos fatores que interfere para que a taxa de cura do câncer infanto-juvenil seja alta são as modalidades nutricionais introduzidas no tratamento da doença.
Por isso o curso apresenta ao aluno os principais métodos de avaliação nutricional e como planejar e desenvolver a assistência do paciente oncológico pediátrico em todas as fases de seu tratamento.
Fisioterapia em Oncologia Pediatria
Neste curso o aluno conhece como o fisioterapeuta atua no tratamento da oncologia pediátrica, nas principais doenças que acometem crianças e adolescentes e também aprende sobre o papel do profissional da fisioterapia no transplante de medula óssea.
Por meio do curso o Onco Ensino tem o objetivo de capacitar fisioterapeutas e estudantes da área para que escolham as melhores estratégias no procedimento de cada paciente.
Psico-oncologia Pediátrica
E como o papel do psicólogo se torna fundamental desde o diagnóstico até a vida que se segue após o tratamento ou momento do luto, o Onco Ensino traz também um conteúdo voltado a esses profissionais.
Por meio do treinamento, o aluno irá estudar sobre as repercussões psicossociais do surgimento do câncer infanto-juvenil e quais as medidas de intervenção que podem facilitar o enfrentamento das diversas etapas do tratamento.
A importância do aperfeiçoamento profissional
A origem dos tumores pediátricos é majoritariamente embrionária e tem um crescimento acelerado. Muito dos casos que teriam chances de cura são identificados já em estágios avançados, e essa demora no diagnóstico pode levar o paciente a morte.
Uma equipe multiprofissional bem preparada desde a atenção básica até nos procedimentos de tratamento do paciente, permite um diagnóstico precoce e um tratamento de qualidade e para que seja possível mudar esse cenário.
Conheça o conteúdo e mais detalhes dos cursos aqui.